19 de abril de 2010

Sébastien Loeb vence Rally da Turquia 2010

Sébastien Loeb venceu o Rali da Turquia, e depois de perder o Rali da Suécia para Mikko Hirvonen, arregaçou as mangas, puxou dos galões e venceu três ralis seguidos, mostrando à concorrência quem é o melhor piloto. Aproveitando o facto da Ford e Mikko Hirvonen estarem há demasiado tempo na mó de baixo, o piloto francês atacou quando necessitava, e venceu com toda a justiça mais um rali onde Hirvonen voltou a falhar.

Depois de ter dado tanta luta a Loeb em anos anteriores, o ano de 2010 começou muito bem para Hirvonen, com as vitórias no Monte Carlo (IRC) e Suécia (WRC), mas a partir daí perdeu em toda a linha. Nesta prova, já no derradeiro dia de rali, bateu com uma das rodas do Focus numa enorme pedra, rebentando o pneu, e descendo para o quarto posto, perdendo definitivamente o contacto com os homens da frente, numa altura em que era terceiro a 17.3s do líder, portanto numa boa posição para pressionar os dois homens da frente. Terminou o rali em terceiro porque Dani Sordo desistiu a duas especiais do final do rali quando era um confortável terceiro classificado.

No segundo posto ficou classificado Petter Solberg, repetindo o segundo lugar do México, sendo que já não 'desce' do pódio desde essa prova (foi terceiro na Jordânia). Um ano muitoi bom para o Campeão do Mundo de 2003, ficando apenas por saber se tem armas ou 'possibilidade' de lutar por algo mais. Fica a pergunta.

Sebastien Ogier herdou assim o quarto posto, mas a grande novidade da prova foi Kimi raikkonen, que obteve o seu melhor resultado de sempre no WRC, o quinto lugar. Depois de ter sido oitavo na Jordânia, onde somou os seus primeiros pontos na competição, o finlandês provou estar a aprender depressa e já reduziu a margem que o separa dos homens da frente, já lutando lado a lado com Matthew Wilson e Frederico Villagra, que apesar de bem mais experimentados, nunca deram grandes passos em frente em termos de competitividade nos últimos anos. Jari Matti Latvala ainda foi oitavo, depois de ter capotado, uma vez mais, no segundo dia de prova.

Classificação Online: http://www.wrc.com/jsp/index.jsp?lnk=405&season=2010&rally_id=TR

Nenhum comentário:

Postar um comentário