16 de janeiro de 2010

Tommi Makinen - Caso Raikkonen requer muitos quilomentros de testes

O projeto de Rally Kimi Räikkönen começou no ano passado e de acordo com Tommi Mäkinen foi uma experiência extremamente interessante e gratificante.
- Quando conseguimos o carro de Kimi da Fiat Abarth precisavamos saber realmente que tipo de fruta verde tinham nos enviado. Era um carro incompreensívelmente termido pela metade quando se tratava dos acertos.
De acordo com Tommi eles precisaram de 500 kms de testes para deixar o FIAT 'em forma'.
"Eu sabia que depois de pilotar um carro de F1 eu mesmo, de que tipo de mundo Kimi vinha para o rally e também que tipo de estilo de pilotagem ele estava acostumado. Eu queria construir o Fiat para que se encaixasse como uma luva nele desde o começo"."Kimi estava razoavelmente satisfeito com seu carro, não havia nenhuma necessidade maior de configurações depois disto. Eu também estava realmente satisfeito com o resultado final considerando os pontos de partida".
Tommi que seguiu Kimi de perto por um ano, diz que o o Campeão Mundial de F1 pode dirigir qualquer carro muito rápido.
- Ele também é um rally-talento, você não tem como negar por mais que você tente. E quanto mais kms de experiencia, mais ele tem confiança e velocidade. As notas de Kimi ainda precisa de experiência para que ele possa tirar tudo delas.
Tommi acha que Raikkonen não precisa pilotar muitos ralis no asfalto, uma vez que ele já está no grupo principal.
- Eu acho que no primeiro rali em asfalto Kimi vai conseguir ficar à frente de Matthew Wilson, Henning Solberg e outros até 5 ou 6 no geral. Infelizmente o único rally de asfalto de Kimi foi muito ruim desde o começo, quando nós tivemos um câmbio da Itália que foi erroneamente montado. As peças estavam faltando e quebraram na primeira especial".
- Com um carro competitivo Kimi poderia fazer razoavelmente bem no WRC, mas ele ainda tem algum caminho para a vitória. Somente depois que ele saber exatamente a natureza do carro e como se comportar em diferentes situações e as notas estão no lugar, só então ele pode começar a lutar pelos últimos décimos de segundos que decidem a vitória no WRC.
O carro s2000 da FIAT também foi realmente parte consomo de modo que não significou qualquer hobby barato para Räikkönen.
"Quando eu segui os custos de corrida do S2000-Fiat eu vi que você poderia facilmente pilotar no Grupo N, pilotos com o mesmo dinheiro", Tommi sorri.
Porém, o Fiat de Raikkonen estava indo bem e isso foi notado também na Fiat Abarth.
- Eles da FIAT perguntaram uma porção de coisas sobre o que tinha sido feito no carro e onde. Eu não lhes disse nada sobre esse lado. Eu só perguntei uma vez que pressupõe que os engenheiros de uma equipe desse nível deve saber que os carros e as configurações são sempre individuais. Um carro de rally é uma unidade onde a transferência de poder ir junto com configurações de suspensão, estabilizadores, pneus, etc. Não vale a pena começar a explicar uma coisa simples para qualquer pessoa no telefone. É inútil.
Fonte e agradecimentos: Nicole - KR forum/Tradução: The Icegirls

Nenhum comentário:

Postar um comentário