15 de janeiro de 2010

Fique Por Dentro do WRC: Resumo das mudanças no Regulamento para 2010

A FIA World Rally Championship introduziu uma série de novas medidas para a temporada 2010 do WRC, que visam reduzir os custos e ao mesmo tempo aumentar o desafio desportivo e de cobertura da mídia.

>>> Strong S2000 - O campeonato Mundial S2000 foi criado pra pilotos e co pilotos. O número de ralis para serão de 10 e no momento da inscrição o piloto deverá nomear sete eventos a disputar, incluindo dois fora da Europa, para marcar pontos. Os carros elegíveis para esta categoria são os carros S2000.

>>> S2000 CUP - O novo WRC FIA Cup será um campeonato pra equipes que queiram participar com carros S2000. O número de rallies são 10 e no momento da inscrição a equipe deverá nomear sete eventos a disputar, incluindo dois fora da Europa, para marcar pontos. A equipe que entrar no campeonato deve nomear seu piloto antes do encerramento das inscrições para cada rally.

>>> PWRC - Carros elegíveis para contestar a Production Car World Rally Championship são os que cumpram os regulamentos 2010 Anexo J da FIA para carros do Grupo N.

>>> WRC - No WRC para fabricantes, foi substituído o nome fabricantes por Team e agora se chamará WRC Team. A Team WRC devem participar em pelo menos oito rodadas, incluindo uma fora da Europa, com um ou dois carros de qualquer classe elegíveis. As equipes particulares podem entrar com um ou dois carros homologados antes de 2009, ao passo que uma equipe de fabricantes pode usar apenas um carro homologado antes de 2009.
Para os fins da regulamentação WRC, “Europa” deve ser considerado eventos nos países da EU. EFTA e Turquia.

A partir de 2010, o capacete Ultima FIA 8860-2004 será obrigatório para todos os pilotos de Prioridade 1 e 2 em eventos de World Rally Championship.

Os organizadores podem pedir á FIA a retirada de uma rodada de um Campeonato Regional dentro da estrutura de um evento Campeonato do Mundo de Rally.

O ADN de um país dentro de uma região da FIA pode ser aplicada á FIA para homologação de componentes regionais (Regional Options Variant) para substituir componentes originalmente homologados. Estes componentes podem ser utilizados apenas na região da FIA em que a homologação foi concedida.

Os organizadores do Campeonato são incentivados a desenvolver suas características próprias e poderão elaborar seu próprio programa de rali/itinarário. As provas podem ter 2,3 ou 4 dias, porém os eventos devem terminar em um sábado ou domingo.

Sujeitas a níveis satisfatórios de segurança, as fases da noite são permitidos, mas não deve formar todo o itinerário do dia.

Ao longo do rally haverá um parque de serviço principal. Os organizadores podem, todavia, apresentar a justificativa da FIA promocional para apoiar parque de apoios itinerários durante um rally. Serviço remoto durante um dia é permitido e há uma exigência para incorporar atividades promocionais em associação com este.

Os organizadores são encorajados a trabalhar com o Promotor Championship para maximizar as oportunidades de promoção e exibição para os espectadores no parque de serviço. Sempre que possível, este deve incluir o acesso concorrente á sua área de serviço atribuída de trás para que o público possa ter acesso ás tripulações e equipes.

Não deverá haver distância mínima ou máxima nas especiais. No entanto , deve haver um mãximo de 80 km entre as paradas de serviço. A distância etapa especial de um evento do Campeonato do Mundo de Rally foi ampliada entre 300km e 500km (anteriormente 340- 400km). Estes estágios podem ser disputados em superfícies de asfalto e terra.

O shakedown será organizado tanto como uma oportunidade de mídia e promoção, e para os concorrentes aos acertos em seus carros. Para os fabricantes registrados e equipes WRC, cada carro inscrito deve completar um mínimo de quatro passagens de fase Shakedown. O Shakedown pode realizar-se em alguma parte de uma especial da prova.

No caso de falha do motor entre as verificações técnicas e o primeiro controle será permitido substituir o motor. Neste caso, o motor deve ser re-selado. Apenas um motor de reposição por rally e por fabricante ou Team WRC é permitido.

Com o objetivo de ajudar as entradas particulares para permancer no rali, o atraso máximo permitido na hora fixada entre dois controles de tempo, no final de cada seção e/ou dia do rali, foi aumentado para 30 minutos (anteriormente 15 minutos).

Reagrupamento, controles podem ser organizados, quer como um parque de exploração (onde os meios e pessoal da equipe segurando o passar disso é permitido) ou como um parque fechado. Caso seja solicitado, todas as equipes devem estar presentes por até cinco minutos em uma zona de autógrafos, organizada junto ao controle de tempo acessíveis ao público.

Pneus usados por concorrentes privados podem ser comprados antes do evento de um agente oficial do único fornecedor de pneus. Esses pneus agora continuam a ser propriedade do concorrente.

Créditos: FIA press/Tradução e Fonte: Ereshow

Nenhum comentário:

Postar um comentário