A Comissão de Rallys da FIA pretende acabar com a desigualdade entre os S2000 no Grupo N 'ortodoxos' criando competições separadas, o que fará com que os Mitsubishi Lancer e Subaru Impreza, por exemplo, deixem de lutar com armas desiguais contra os 207 S2000, Skoda Fabia S2000, etc.O Conselho Mundial da FIA que irá se reunir no dia 11 de dezembro, será consultado no sentido de aprovar uma proposta para um novo campeonato para carros S2000 em 2010. O plano passar por acabar com o atual - e pouco justo - desequilíbrio nas prestações e custos dos S2000 e os 'ortodoxos' Grupo N, criando campeonatos separados.
Atualmente, os mesmos tipos de carros podem participar no PCWRC, mas isto não vai acontecer em 2010. A crescente desigualdade nas prestações, e essencialmente nos custos entre os dois tipos de carros têm acarretado grande preocupação. A proposta que irá ser apresenta no Conselho Mundial é a seguinte:
1) PWRC - 9 etapas, somente para pilotos com carros do Grupo N 'ortodoxos'.
2) JWRC - 6 etapas, para pilotos com carros 4x2, conforme regulamentação já existente.
3) SWRC - 10 etapas (O mesmo que o PWRC, mas com a adição do Rally de Portugal), para pilotos só de carros da categoria S2000.
4) WRCC (World Cup) - as mesmas 10 etapas do SWRC para equipe com um só carro.
Os calendários definitivos (WRC, PWRC, JWRC e WRC Cup) foram anunciados pela FIA em outubro. Decisões específicas sobre que etapas vão contar para a nova competição de S2000 e para a WRC Cup serão decididas no próximo Conselho Mundial. Acredita-se que a nova WRC Cup será disputada só em 2010, até a entrada da nova fórmula em 2011.
As nove etapas que contam para o PWRC em 2010, vão contar para quatro competições: WRC, PWRC, SWRC e a WRC Cup. Quatro delas contam também para o Pirelli Star Driver. As etapas da Alemanha e Alsácia vão fazer parte do JWRC.
Fonte: Mundo Rally
Nenhum comentário:
Postar um comentário