A Comissão de Rallys da FIA pretende acabar com a desigualdade entre os S2000 no Grupo N 'ortodoxos' criando competições separadas, o que fará com que os Mitsubishi Lancer e Subaru Impreza, por exemplo, deixem de lutar com armas desiguais contra os 207 S2000, Skoda Fabia S2000, etc.
O Conselho Mundial da FIA que irá se reunir no dia 11 de dezembro, será consultado no sentido de aprovar uma proposta para um novo campeonato para carros S2000 em 2010. O plano passar por acabar com o atual - e pouco justo - desequilíbrio nas prestações e custos dos S2000 e os 'ortodoxos' Grupo N, criando campeonatos separados.
Atualmente, os mesmos tipos de carros podem participar no PCWRC, mas isto não vai acontecer em 2010. A crescente desigualdade nas prestações, e essencialmente nos custos entre os dois tipos de carros têm acarretado grande preocupação. A proposta que irá ser apresenta no Conselho Mundial é a seguinte:
1) PWRC - 9 etapas, somente para pilotos com carros do Grupo N 'ortodoxos'.
2) JWRC - 6 etapas, para pilotos com carros 4x2, conforme regulamentação já existente.
3) SWRC - 10 etapas (O mesmo que o PWRC, mas com a adição do Rally de Portugal), para pilotos só de carros da categoria S2000.
4) WRCC (World Cup) - as mesmas 10 etapas do SWRC para equipe com um só carro.
Os calendários definitivos (WRC, PWRC, JWRC e WRC Cup) foram anunciados pela FIA em outubro. Decisões específicas sobre que etapas vão contar para a nova competição de S2000 e para a WRC Cup serão decididas no próximo Conselho Mundial. Acredita-se que a nova WRC Cup será disputada só em 2010, até a entrada da nova fórmula em 2011.
As nove etapas que contam para o PWRC em 2010, vão contar para quatro competições: WRC, PWRC, SWRC e a WRC Cup. Quatro delas contam também para o Pirelli Star Driver. As etapas da Alemanha e Alsácia vão fazer parte do JWRC.
Fonte: Mundo Rally
Nenhum comentário:
Postar um comentário