14 de dezembro de 2009

Regras do WRC 2010 finalmente publicadas

Alterações de última hora marcaram a publicação das regras definitivas do WRC em 2010. Assim, os Super 2000 vão ter dois campeonatos com nomes distintos. A competição de pilotos vai denominar-se "Super 2000 World Rally Championship", em português Mundial de Ralis Super 2000, enquanto o 'campeonato' de equipas, será chamado WRC Cup (antes era 'World Cup').
São estas as duas denominações para as duas competições de 10 ralis, nove dos quais coincidem com o calendário do PWRC, competição para a qual os carros Super 2000 já não podem participar. Bem pode dizer-se que Armindo Araújo foi Campeão contra carros assumidamente de outro campeonato, como era o caso do Skoda utilizado por Patrick Sandell.
As regras publicadas incluem assim detalhes como:
a) O plano que existia para permitir "Pilotos convidados" adicionais no PWRC e JWRC foi abandonado. Matem-se as mesmas regras de 2009, onde só eram admitidos dois pilotos convidados, com "Wild Card."
b) Todos os carros registados no Mundial de Ralis devem realizar, pelo menos, quatro passagens no shakedown.
c) A Turquia passa a ser considerado um evento europeu, pelo que não poderá contar para a obrigação regulamentar das equipas nomearem pelo menos duas provas fora da Europa. Passam a não se poder 'proteger' com a Turquia.
d) Carros com homologações locais passam a poder participar nas provas do Mundial de Ralis, desde que não tenham vantagem de performance. Modelos aceites no campeonatos regionais também podem participar nas provas do Mundial, denominando-se "Carros nacionais".
e) As equipas passam a poder chegar atrasadas a um controlo até 30 minutos, ao invés dos habituais 15, desde que a penalização total não exceda 30 minutos. Todas as equipas prioritárias no WRC devem passar a utilizar a nova especificação de capacetes (8860-2004) recentemente homologados.
Na prática e em resumo, passamos a ter dois tipo de competição para os Super 2000, de Pilotos e Equipas, com nomes próprios, no shakedown passa a ser obrigatório a todas as equipas passarem pelo menos quatro vezes. Para os adeptos, são quatro passagens num só dia! Poderemos passar a ver em provas - geralmente asiáticas e nos antípodas - carros bem diferentes do que estamos habituados a ver na Europa, e a 'contar' para as classificações do PWRC, SWRC, etc.

Autosport.pt - Martin Holmes

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