Alterações de última hora marcaram a publicação das regras definitivas do WRC em 2010. Assim, os Super 2000 vão ter dois campeonatos com nomes distintos. A competição de pilotos vai denominar-se "Super 2000 World Rally Championship", em português Mundial de Ralis Super 2000, enquanto o 'campeonato' de equipas, será chamado WRC Cup (antes era 'World Cup').
São estas as duas denominações para as duas competições de 10 ralis, nove dos quais coincidem com o calendário do PWRC, competição para a qual os carros Super 2000 já não podem participar. Bem pode dizer-se que Armindo Araújo foi Campeão contra carros assumidamente de outro campeonato, como era o caso do Skoda utilizado por Patrick Sandell.
As regras publicadas incluem assim detalhes como:
a) O plano que existia para permitir "Pilotos convidados" adicionais no PWRC e JWRC foi abandonado. Matem-se as mesmas regras de 2009, onde só eram admitidos dois pilotos convidados, com "Wild Card."b) Todos os carros registados no Mundial de Ralis devem realizar, pelo menos, quatro passagens no shakedown.c) A Turquia passa a ser considerado um evento europeu, pelo que não poderá contar para a obrigação regulamentar das equipas nomearem pelo menos duas provas fora da Europa. Passam a não se poder 'proteger' com a Turquia.d) Carros com homologações locais passam a poder participar nas provas do Mundial de Ralis, desde que não tenham vantagem de performance. Modelos aceites no campeonatos regionais também podem participar nas provas do Mundial, denominando-se "Carros nacionais".e) As equipas passam a poder chegar atrasadas a um controlo até 30 minutos, ao invés dos habituais 15, desde que a penalização total não exceda 30 minutos. Todas as equipas prioritárias no WRC devem passar a utilizar a nova especificação de capacetes (8860-2004) recentemente homologados.
Na prática e em resumo, passamos a ter dois tipo de competição para os Super 2000, de Pilotos e Equipas, com nomes próprios, no shakedown passa a ser obrigatório a todas as equipas passarem pelo menos quatro vezes. Para os adeptos, são quatro passagens num só dia! Poderemos passar a ver em provas - geralmente asiáticas e nos antípodas - carros bem diferentes do que estamos habituados a ver na Europa, e a 'contar' para as classificações do PWRC, SWRC, etc.
Autosport.pt - Martin Holmes
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