O MotoGP vai regressar aos motores 1000 c.c. a partir de 2012. Numa altura de decisões para todas as competições motorizadas, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), a Dorna e a MSMA decidiram fazer regressar as motos com motores de 1000 c.c..
A decisão foi tomada na sequência de uma reunião realizada em Genebra, que juntou a FIM, a Dorna (detentora dos direitos comerciais do MotoGP) e a MSMA (Motorcycle Sports Manufacturers' Association) para discutir o futuro da competição. A decisão mais importante prende-se com o regresso das 1000 c.c. a partir de 2012, invertendo o processo de redução de cilindrada que havia sido iniciado há dois anos atrás.
No futuro mais imediato, as motos serão propulsionadas por motores 800 c.c. a quatro tempos, sem limite de cilindros em 2010 e 2011, com cada piloto a poder usar apenas seis blocos por época. Todas as marcas poderão ter mais dois motores suplementares para o caso de contarem com 'Wild Cards' ao longo da época.
"Foi uma reunião muito importante para decidir o futuro da classe MotoGP. A partir de 2012, as motos vão ter motores com uma capacidade até 1000 c.c., até quatro cilindros e com diâmetro máximo de 81mm", começou por dizer Carmelo Ezpeleta, da Dorna. "Isto foi aprovado e até ao início da época de 2010 teremos mais duas reuniões para definir o resto das especificações desta nova classe", acrescentou.
á o presidente da FIM, Vito Ippolito, disse que "esta base dará aos construtores a oportunidade de começarem a trabalhar. No início do próximo ano vamos fazer os novos regulamentos de forma mais completa, mas a base é esta. 2012 será um ano de nova era no MotoGP".
Fonte: Autosport.pt
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