21 de outubro de 2009

Mikko Hirvonen e Sébastien Loeb: Quem vai ser Campeão?

Depois de dois títulos com larga vantagem pontual em 2004 e 2005, o francês bateu Gronholm somente por um ponto em 2006, numa contabilidade enganadora, pois como se poderão recordar, foi no ano em que teve um acidente de bicicleta e esteve ausente quatro provas, onde Gronholm recuperou...34 pontos. A luta ganhou novos contornos em 2007, ano que também o título só foi decidido em Gales. No ano passado, 11 vitórias em 15 ralis. Como será este ano?

É desta forma que todos os títulos deveriam ser resolvidos. Chegar à última prova e quem vencer, é campeão! É o caso deste ano. Depois de disputados 12 ralis, 223 provas especiais de classificação e à partida para os derradeiros 348,30 km disputados ao cronómetro, um único ponto separa Mikko Hirvonen e Sébastien Loeb!

Um cenário impensável depois das cinco vitórias consecutivas no início do ano do piloto do Citroen C4, mas que se tornaram uma realidade cada vez mais transparente à medida que Loeb foi cometendo erros pouco habituais e Hirvonen aumentou a performance competitiva que passou a aliar à extrema regularidade, a rapidez que nunca foi o seu 'às de trunfo'.

As 'casas de apostas' apontam todas para Loeb, mas a verdade é que ninguém será capaz de garantir a 100% que Hirvonen...não é capaz. Já mostrou que é, e ainda mais numa prova onde o estado 'traiçoeiro' das classificativas nunca permite descanso.

Apresentadas as credenciais, a pergunta de um milhão de dólares é: quem vai ganhar? A resposta vale mais do que isso, quando o nome de marcas como Citroen e Ford entram também na equação do jogo. Se fossemos pelo historial de presenças no exigente do Rali de Gales, a pêndulo descairia para o lado do pequeno 'Astérix'. Loeb terminou três vezes no pódio nos últimos cinco ralis e, deu-se ainda ao luxo, de ter sido o último vencedor.

Por seu lado, Hirvonen, apesar de ter bebido também champanhe (em 2007), não tem razões para simpatizar com o rali que encerra o Mundial de 2009. Desistiu, após acidente, em 2003, estragou a prova de 2006 após uma saída de estrada e perdeu demasiado tempo em 2008 depois de um erro de condução. Mas será que a carga psicológica da história é assim tão pesada?
"Selecções" B!
Provavelmente, não terá tanto impacto no resultado final quanto as questões tácticas que são sempre um factor a considerar para o tabuleiro de xadrez e no facto como Olivier Quesnel e Malcolm Wilson poderão jogar com a segunda linha de pilotos que têm ao seu dispor com a única finalidade de atrasar os respectivos adversdários. Por isso, Sordo, Petter Solberg, Ogier, Novikov e até Rautenbach, do lado da Citroen, e Latvala, Wilson, Henning Solberg, ao volante dos Ford Focus, são peças cujos movimentos devem ser seguidos com atenção.

Considerando que as performances do C4 e do Focus deverão equivaler-se e que o um furo, o nevoeiro, a chuva, a lama ou até o Sol poderão ditar diferença num ou noutro troço ou até secção particular de uma classificativa, a cruz na dupla será sempre a melhor aposta. Se é certo que Hirvonen está muito mais maduro que o ano passado, Loeb ainda não afastou por completo o fantasma de ter estado seis meses sem saber o que era ganhar e sob constante pressão para saber que rumo seguiria a sua carreira no futuro. Mas tudo isto são teorias. A realidade do Rali da Grã-Bretanha diz que só chegará ao título quem não cometer erros. Numa prova onde os nervos terão que ter um revestimento de aço, é caso para dizer:... que ganhe, o melhor!
Horário
Sexta-feira, 23 de Outubro - Dia 1
Partida (Cardiff) 06h00
PE 1, Hafren 1 09h23PE
2, Sweet Lamb 1 10h04
PE 3, Myherin 1 10h22
Assistência (Builth Wells) 12h05
PE 4, Hafren 2 13h31
PE 5, Sweet Lamb 2 14h12
PE 6, Myherin 2 14h30
Assistência (Cardiff) 18h16

Sábado, 24 de Outubro - Dia 2
Partida - Assistência (Cardiff) 07h10
PE 7, Rhondda 1 08h35
PE 8, Crychan 1 10h26
PE 9, Halfway 1 10h54
Assistência 13h18
PE 10, Rhondda 2 14h58
PE 11, Crychan 2 16h49
PE 12, Halfway 2 17h17
Assistência (Cardiff) 19h33

Domingo, 25 de Outubro - Dia 3
Partida - Assistência (Cardiff) 07h10
PE 13, Port Talbot 1 08h28
PE 14, Rheola 1 09h27
PE 15, Port Talbot 2 10h56
PE 16, Rheola 2 11h55
Assistência (Cardiff) 13h53
Chegada - Pódio (Cardiff) 14h35
Fonte: Autosport.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário