Depois de dois títulos com larga vantagem pontual em 2004 e 2005, o francês bateu Gronholm somente por um ponto em 2006, numa contabilidade enganadora, pois como se poderão recordar, foi no ano em que teve um acidente de bicicleta e esteve ausente quatro provas, onde Gronholm recuperou...34 pontos. A luta ganhou novos contornos em 2007, ano que também o título só foi decidido em Gales. No ano passado, 11 vitórias em 15 ralis. Como será este ano?
É desta forma que todos os títulos deveriam ser resolvidos. Chegar à última prova e quem vencer, é campeão! É o caso deste ano. Depois de disputados 12 ralis, 223 provas especiais de classificação e à partida para os derradeiros 348,30 km disputados ao cronómetro, um único ponto separa Mikko Hirvonen e Sébastien Loeb!
Um cenário impensável depois das cinco vitórias consecutivas no início do ano do piloto do Citroen C4, mas que se tornaram uma realidade cada vez mais transparente à medida que Loeb foi cometendo erros pouco habituais e Hirvonen aumentou a performance competitiva que passou a aliar à extrema regularidade, a rapidez que nunca foi o seu 'às de trunfo'.
As 'casas de apostas' apontam todas para Loeb, mas a verdade é que ninguém será capaz de garantir a 100% que Hirvonen...não é capaz. Já mostrou que é, e ainda mais numa prova onde o estado 'traiçoeiro' das classificativas nunca permite descanso.
Apresentadas as credenciais, a pergunta de um milhão de dólares é: quem vai ganhar? A resposta vale mais do que isso, quando o nome de marcas como Citroen e Ford entram também na equação do jogo. Se fossemos pelo historial de presenças no exigente do Rali de Gales, a pêndulo descairia para o lado do pequeno 'Astérix'. Loeb terminou três vezes no pódio nos últimos cinco ralis e, deu-se ainda ao luxo, de ter sido o último vencedor.
Por seu lado, Hirvonen, apesar de ter bebido também champanhe (em 2007), não tem razões para simpatizar com o rali que encerra o Mundial de 2009. Desistiu, após acidente, em 2003, estragou a prova de 2006 após uma saída de estrada e perdeu demasiado tempo em 2008 depois de um erro de condução. Mas será que a carga psicológica da história é assim tão pesada?
"Selecções" B!
Provavelmente, não terá tanto impacto no resultado final quanto as questões tácticas que são sempre um factor a considerar para o tabuleiro de xadrez e no facto como Olivier Quesnel e Malcolm Wilson poderão jogar com a segunda linha de pilotos que têm ao seu dispor com a única finalidade de atrasar os respectivos adversdários. Por isso, Sordo, Petter Solberg, Ogier, Novikov e até Rautenbach, do lado da Citroen, e Latvala, Wilson, Henning Solberg, ao volante dos Ford Focus, são peças cujos movimentos devem ser seguidos com atenção.
Provavelmente, não terá tanto impacto no resultado final quanto as questões tácticas que são sempre um factor a considerar para o tabuleiro de xadrez e no facto como Olivier Quesnel e Malcolm Wilson poderão jogar com a segunda linha de pilotos que têm ao seu dispor com a única finalidade de atrasar os respectivos adversdários. Por isso, Sordo, Petter Solberg, Ogier, Novikov e até Rautenbach, do lado da Citroen, e Latvala, Wilson, Henning Solberg, ao volante dos Ford Focus, são peças cujos movimentos devem ser seguidos com atenção.
Considerando que as performances do C4 e do Focus deverão equivaler-se e que o um furo, o nevoeiro, a chuva, a lama ou até o Sol poderão ditar diferença num ou noutro troço ou até secção particular de uma classificativa, a cruz na dupla será sempre a melhor aposta. Se é certo que Hirvonen está muito mais maduro que o ano passado, Loeb ainda não afastou por completo o fantasma de ter estado seis meses sem saber o que era ganhar e sob constante pressão para saber que rumo seguiria a sua carreira no futuro. Mas tudo isto são teorias. A realidade do Rali da Grã-Bretanha diz que só chegará ao título quem não cometer erros. Numa prova onde os nervos terão que ter um revestimento de aço, é caso para dizer:... que ganhe, o melhor!
Horário
Sexta-feira, 23 de Outubro - Dia 1
Sexta-feira, 23 de Outubro - Dia 1
Partida (Cardiff) 06h00
PE 1, Hafren 1 09h23PE
2, Sweet Lamb 1 10h04
PE 3, Myherin 1 10h22
Assistência (Builth Wells) 12h05
PE 4, Hafren 2 13h31
PE 5, Sweet Lamb 2 14h12
PE 6, Myherin 2 14h30
Assistência (Cardiff) 18h16
Sábado, 24 de Outubro - Dia 2
Partida - Assistência (Cardiff) 07h10
PE 7, Rhondda 1 08h35
PE 8, Crychan 1 10h26
PE 9, Halfway 1 10h54
Assistência 13h18
PE 10, Rhondda 2 14h58
PE 11, Crychan 2 16h49
PE 12, Halfway 2 17h17
Assistência (Cardiff) 19h33
Domingo, 25 de Outubro - Dia 3
Partida - Assistência (Cardiff) 07h10
PE 13, Port Talbot 1 08h28
PE 14, Rheola 1 09h27
PE 15, Port Talbot 2 10h56
PE 16, Rheola 2 11h55
Assistência (Cardiff) 13h53
Chegada - Pódio (Cardiff) 14h35
Fonte: Autosport.pt
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