15 de outubro de 2009

International Six Days of Enduro 2009 - Embate Finlândia/França anima ISDE

Segundo dia de prova nos Maxxis International Six Days Enduro e segundo líder à geral. Com França, Finlândia e Itália apontadas como favoritas para lutar pelos primeiros lugares, os pilotos destas selecções não têm desapontado os muitos espectadores que se deslocam às sete especiais que, diariamente, compõem a competição que acolhe os melhores praticantes do Mundo de Enduro.

Depois dos troços cronometrados de Enduro e Cross, foi preciso esperar pela Super Especial nas areias da Figueira da Foz para sabermos se Eero Remes (KTM/Finlândia) seria capaz de conservar a liderança alcançada no final da segunda Cross Test em detrimento do colega de equipa Samuli Aro. Tal não aconteceu, já que Aro atacou e tirou 9s ao tempo conseguido na véspera, terminando o segundo dia de prova com 2,69s de vantagem para Remes.

"O percurso de hoje foi igual ao de ontem, mas andei melhor porque havia mais regos e buracos. Ainda perdi algum tempo na penúltima especial, mas depois não cometi mais erros e aguentei o primeiro lugar. A luta pela vitória está muito equilibrada entre a Finlândia e a França. O problema é que temos andamentos diferentes entre os nossos pilotos e também já sofremos alguns problemas mecânicos. Amanhã vamos ter novo percurso, com mais piso duro e menos areia. Só o calor é que se vai manter", lembrou o actual líder.

Mas se é verdade que a Finlândia ocupou os dois primeiros lugares, a França, detentora do título, manteve toda a pressão sobre os adversários, colocando três pilotos nas posições seguintes, com um Top 5 franco-finlandês revelador dos protagonistas deste edição do ISDE 2009. Mais rápido ontem, Christophe Nambontin (Gás Gás/Francês) terminou o dia de hoje no encalce dos finlandeses, a 3,6s da liderança e a apenas 0,9s do segundo lugar, enquanto os companheiros Antoine Meo (Usqvarna) e Rodrig Thain (TM), embora mais distantes, ajudaram ao bom resultado de conjunto por parte da equipa gaulesa.

"Hoje baixei para terceiro, mas mesmo assim estou satisfeito. A França mantém a luta pela vitória e isso é que é importante. O Aro esteve muito forte e a Finlândia é a favorita. Nós temos dois pilotos com problemas físicos, mas não é grave. Os próximos dois dias são em piso duro e isso será uma vantagem para mim. Quero manter-me rápido mas regular, importante é chegar ao fim", reforçou Nambontin, terceiro classificado.

Com Kurt Caselli (KTM/USA) a dar mostras de ser o único norte-americano a dar-se bem com os ares da zona Centro do país, no sexto posto - "Estou a gostar muito da prova e no geral está a correr bem. O único problema nestes dois dias foi a especial em piso duro, não gosto e não consigo ser rápido lá!" -, Portugal tem em Luís Correia (Yamaha) o seu melhor representante individual. O piloto de Santarém manteve o bom andamento de ontem e terminou hoje no segundo posto da classe e sétimo da geral. A fechar o lote dos 10 primeiros, Simone Albergoni (KTM/Itália), Joakim Ljunggren (Usaberg/Suécia) e Alessandro Belometti (KTM/Itália).
"Hoje foi ainda melhor que ontem! Já conhecia as especiais e por isso pude andar mais rápido e arriscar um pouco mais. Nunca pensei em conseguir entrar nos dez primeiros e agora estar em sétimo é espectacular. A selecção portuguesa está no bom caminho. Ontem fomos sétimos, o que não é mau. Combinámos atacar um pouco mais hoje, por isso talvez consigamos melhorar o resultado colectivo. Os próximos dias vão ser mais difíceis para mim devido ao piso duro, mas continuarei a dar o meu máximo", reconheceu Luís Correia, segundo melhor da sua classe.
Em termos de selecções, Itália consegue colocar seis pilotos por entre os 25 primeiros, seguida pela França com cinco e Finlândia com quatro.

O terceiro dia da 84ª edição dos Maxxis International Six Days Enduro inicia-se às 8h20, com a realização da primeira passagem pelo Cross Test, seguindo-se os Enduro Test, novo Cross Test e a Super Especial nas areias da Figueira da Foz.

Resultados 2º dia (após sete especiais):
1º Samuli Aro (KTM) Finlândia 1h07m32,71s
2º Eero Remes (KTM) Finlândia a 2,69s

3º Christophe Nambontin (Gás Gás) França a 3,66s
4º Antoine Meo (Husqvarna) França a 20,82s
5º Rodrig Thain (TM) França a 44,69s
6º Kurt Caselli (KTM) USA a 1m09,44s
7º Luís Correia (Yamaha) Portugal a 1m18,05s
8º Simone Albergoni (KTM) Itália a 1m34,71s
9º Joakim Ljunggren (Husaberg) Suécia a 1m48,90s
10º Alessandro Belometti (KTM) Itália a 1m52,28s
Fonte: Autosport.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário