18 de outubro de 2009

Comentários pós corrida - Heikki Kovalainen

Heikki Kovalainen, 9º colocado - Apesar do resultado não mostrar, tive uma boa corrida hoje. Perdi o equivalente a cerca de seis ou sete voltas de combustível no incidente com a mangueira de combustível. Sem esse problema, meu primeiro trecho teria sido mais longo e teria me permitido superar alguns dos carros à minha frente. Persegui Kobayashi por muito tempo, e apesar de ter ritmo, não pude atacá-lo porque meus pneus traseiros estavam muito desgastados. Ainda assim, estou satisfeito por nossa equipe ter superado a Ferrari no campeonato de construtores. E realmente sinto que, sem os problemas no pitalane, eu poderia ter contribuído. Já estou ansioso pela próxima etapa em Abu Dhabi. Minha meta lá será forçar ao máximo visando consolidar nossa posição a fim de que terminemos a temporada em terceiro lugar.
Martin Whitmarsh, chefe da equipe - Primeiramente, em nome de todos na McLaren, gostaria de parabenizar Jenson, Ross, Nick e toda a equipe Brawn pela conquista dos campeonatos de pilotos e construtores nesta tarde - e também a Mercedes-Benz, que lhes forneceu seus motores vencedores. Jenson merece totalmente seu sucesso - porém, quero deixar claro que Rubens e Sebastian também teriam sido campeões dignos, mas as coisas foram diferentes. Quem está passando a coroa para Jenson é Lewis, claro, que teve uma performance brilhante hoje. Alteramos sua estratégia devido ao safety car, e depois disso, ele fez uma corrida fantástica, vindo de 17º no grid para terceiro na bandeirada. Se não tivesse ficado preso no tráfego em alguns períodos importantes da prova, poderia ter chegado ainda mais à frente. Seu ritmo foi muito forte. Heikki também teria marcado pontos se não tivesse sido atrasado por um incidente no pitlane no qual ele não teve culpa, causado por um erro humano. Felizmente, ninguém se feriu, e conseguimos colocar o equipamento de reabastecimento reserva em funcionamento antes da segunda parada dos pilotos. Quando levarmos todas as imagens de vídeo de volta para Woking, faremos uma investigação visando estabelecer exatamente o que aconteceu. Até lá, é impossível para nós comentar o incidente com precisão. Agora, viajamos para Abu Dhabi, onde pretendemos defender nossa nova liderança de um ponto sobre a Ferrari no campeonato de construtores que o terceiro lugar de Lewis nos deu hoje.

Um comentário: