8 de outubro de 2009

Mika Hakkinen em São Paulo: Bicampeão elogia Rubinho e acredita em volta de Nelsinho

Restando dez dias para o Grande Prêmio do Brasil, a cidade de São Paulo já começa a receber figuras importantes da Fórmula 1. Bicampeão mundial em 1998 e 99, o finlandês Mika Hakkinen conversou nesta semana com a reportagem do Terra.

Hakkinen, 41 anos, disse que ainda é cedo para cravar o inglês Jenson Button como campeão mundial de 2009 e fez elogios ao outro piloto da Brawn GP, o brasileiro Rubens Barrichello, que está a 14 pontos do líder do campeonato.
Vencedor de 20 Grandes Prêmios, o finlandês abandonou a categoria no final de 2001 e teve passagens por apenas duas equipes - Lotus e McLaren, a última conquistou os seus dois títulos mundiais.

Hoje, Hakkinen dedica parte de seu tempo para atuar como embaixador do movimento "Piloto da Vez", em que motoristas são aconselhados pelo bicampeão a não dirigir depois de beber, ou eleger uma pessoa que não bebeu para ser o "piloto da vez".

Na entrevista, Hakkinen falou sobre a trapaça da Renault no GP de Cingapura de 2008. No entanto, o finlandês preferiu pôr fim a polêmica ao afirmar que todos os culpados foram punidos e admitiu que Nelsinho Piquet ainda pode ter uma segunda chance.

No episódio do ano passado, Nelsinho bateu de forma proposital o carro da Renault para forçar a entrada do safety car e colaborando para a vitória do espanhol Fernando Alonso. Por ter colaborado na investigação, o brasileiro recebeu imunidade, mas Flavio Briatore (chefe de equipe) e Pat Symonds (diretor de engenharia) foram banidos e suspensos por cinco anos, respectivamente.
Veja a entrevista na íntegra:

Terra - Você acredita que o campeonato já esteja decidido a favor de Button?
Mika Hakkinen - Acho que você fez essa pergunta por ter um brasileiro na disputa (risos). Mas essa temporada tem sido emocionante, tanto para Jenson (Button) como para Rubens (Barrichello). Tem sido uma briga incrível restando poucas corridas para o fim. Há dois pilotos sob forte pressão e a equipe está em uma situação incrível. Geralmente restando cinco ou três corridas para o final do campeonato, a escuderia já tem quem irá lutar pelo título. Será muito interessante. Rubens Barrichello está com uma ótima performance e vamos ver o que acontece.

Terra - Como você analisa o episódio do GP de Cingapura de 2008, corrida na qual Nelsinho Piquet bateu de forma proposital para ajudar o companheiro Fernando Alonso a vencer?
Mika Hakkinen - Houve penalidades para todas as partes envolvidas. Eu acho que temos de deixar isso para trás e de nos concentrar apenas no futuro. Podemos discutir isso por um logo tempo, mas isso não nos levará a nada.

Terra - Você acredita que Nelsinho Piquet pode retornar à categoria?
Mika Hakkinen - Não acho que isso não seja um problema. Tenho certeza que ele ainda tem algo a mostrar.

Terra - Você já havia escutado alguma história parecida no passado?
Mika Hakkinen - Nunca. Isso já aconteceu com alguns outros esportes e agora pela primeira vez na Fórmula 1. Espero que seja a última vez na F1.

Terra - O que aconteceu com Lewis Hamilton em 2009? O atual campeão não conseguiu lutar pelo bicampeonato.
Mika Hakkinen - Esse ano foi muito especial. Acredito que algumas equipes (como a McLaren) demoraram para ter uma completa compreensão do regulamento. Algumas equipes foram mais rápidas e demorou muito para as outras conseguirem alcançar. Na F1 há limite de teste e há apenas o trabalho na fábrica, no simulador e no túnel de vento. É algo difícil para fazer evoluir.

Terra - Michael Schumacher tentou neste ano retornar à F1, mas falhou nos testes físicos. Você aceitaria disputar três ou quatro corridas se recebesse um convite?
Mika Hakkinen - Não, eu não retornaria. A F1 exige uma forte preparação. Seria pessoalmente muito difícil. Seriam muitos meses de trabalho para conseguir os resultados que eu desejaria. Seriam muitas horas de trabalho fora do carro por causa da proibição dos testes, portanto você tem de se preparar nos simuladores. Simuladores são simuladores e não dão a ideia real. Então não aceitaria.

Terra - Michael Schumacher foi o seu maior rival dentro das pistas?
Mika Hakkinen - David Coulhard foi também um grande rival e muito difícil de manter atrás. Mas no final do dia, para o campeonato, Michael (Schumacher) era um rival muito exigente e difícil de ser batido.

Terra - Heikki Kovalainen teve bons resultados na GP2. Por que ele ainda não conseguiu repetir a mesma performance na F1?
Mika Hakkinen - Heikki tem enfrentado muitas dificuldades. Ele é um piloto muito desafiador, jovem, mas teve muitos problemas. Ele está na McLaren correndo contra um campeão do mundo. Para ele, é um desafio ter os resultados que desejaria. Pelo que vejo, ele tem feito um bom trabalho e apresentado boas performances. Mas as pessoas só se baseiam em resultados e quando veem fazem um..."aaannn".

Terra - Kimi Raikkonen irá deixar a Ferrari em 2010. Você acredita que ele irá retornar à McLaren?
Mika Hakkinen - A F1 tem um ambiente muito desafiador. Precisa-se olhar para ângulos diferentes e o que acontece nos bastidores, além de ser uma categoria com muitos pilotos talentosos. A minha resposta seria vamos ver o que acontece.

Terra - Quem irá vencer o GP do Brasil de F1?
Mika Hakkinen - Impossível dizer quem irá vencer. Temos muitos pilotos e equipes diferentes com chances de vencer. Então é complica apontar quem será o vencedor.
Valeu Anelise pela dica/Fonte terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário