17 de setembro de 2009

Janne Ahonen - The Flying Eagle


Janne Petteri Ahonen(nascido em 11 de maio de 1977, em Lahti, na Finlândia) é um ski jumper finlandês que competiu na Copa do Mundo desde 1992. Ele é considerado um dos melhores e mais bem sucedido ski jumper de todos os tempos. Suas realizações incluem cinco medalhas de ouro no campeonato mundial,uma no individual, no Campeonato mundial 1997 (normal Hill) e 2005 (large hill), e por equipe nos Campeonatos mundiais em 1995, 1997 e 2003), o primeiro lugar na Copa do Mundo em 2003-2004 e 2004 e 2005, e o primeiro lugar no Torneio das Quatro hills quebrando o recorde cinco vezes, melhorando o recorde anterior das quatro Hills de Jens Weissflog. Ahonen venceu o torneio de 1999, sem vencer um único evento, ficando em segundo em todas as quatro montanhas. Ahonen também é lider na Copa do Mundo no total de pontos e pódios (105) e terceiro em vitórias (36), atrás apenas do também finlandês Matti Nykänen (46) e do polonês Adam Malysz (38).

Ahonen também tem outras medalhas no FIS Nordic World Ski Championships incluindo (bronze: 2005) no individual na normal hill, (bronze: 2001) no individual na large hill, (prata: 2001)por equipe large hill, e (prata: 2001, 2005) por equipe na large hill. No FIS Ski flying World Championships Ahonen ganhou mais 7 medalhas. Ahonen, soma assim, um total de 19 medalhas, dividindo o recorde com Matti Nykänen. No entanto, Ahonen nunca ganhou uma medalha olímpica em uma competição individual.

Além de competir como ski jumper, Ahonen também tem mantido com sucesso a carreira em corridas de arrancada, ganhando ambos os títulos finlandês e Nordic Championship em 2004. Ele corre com Eagle Racing Team, em homenagem a seu apelido finlandês "Flying Eagle". Ele é casado com Tiia Ahonen, e eles têm dois filhos, Mico (nascido em 2001) e Milo (nascido em 2008). Em dezembro de 2005 Ahonen foi nomeado o atleta finlandês do ano.
Ahonen anunciou sua retirada das competições de ski em 26 de março de 2008, mas ele já prometeu participar da Copa do Mundo de 2008-2009 de "uma forma ou de outra." Sua aposentadoria foi confirmada pelo FIS ( Federação internacional de ski) no final de abril.
Ahonen encerrou oficialmente sua carreira em Lahti sua terra natal, em 9 de julho de 2008 em uma competição amigável sobre a hill de 97 HS. Um número notável de seus antigos concorrentes estavam presentes, incluindo Adam Małysz da Polônia, os alemães Martin Schmitt e Späth Georg, o austríaco Andreas Goldberger e Widhölzl Andreas, Rugido da Noruega Ljøkelsøy e-Romøren Bjørn Einar, Noriaki do Japão Kasai, Andreas Küttel da Suíça, e colegas finlandeses Tami Kiuru, Matti Hautamäki, Janne Happonen, Veli-Matti Lindström, Kimmo Yliriesto, Pasi Ahonen, Ville Larinto, e Ville Kantee. Apesar de três meses, sem qualquer saltos de formação, Ahonen terminou sua carreira com uma vitória por saltar o mais longe possível nas duas voltas. Adam Malysz terminou em segundo e terceiro Späth Georg.

Em março de 2009 Ahonen anunciou que vai competir na temporada 2009-2010 seus alvos principais como Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, Four Hills Tournament and the Ski-Flying World Championships.
- “Meditei muito o meu regresso à competição quase toda a temporada, apesar de a ideia não ter ganho força até aos mundiais de Liberec. Se não regressasse, haveria de me arrepender toda a vida”, disse Ahonen.

Copa do Mundo de ski jumping

Copa do Mundo: 36 vitórias, 42 segundos lugares, 27 terceiros lugares Summer Grand Prix: 5 vitórias, 6 segundos lugares, 2 terceiro lugares Maior número de pódios de todos os jumpers (105) Maior número de pontos em copa do mundo de todos os jumpers Seis vitórias consecutivas (divide a marca com Matti Hautamäki, Thomas Morgenstern e Gregor Schlierenzauer) Salto mais longo do mundo (caiu na aterrissagem): 240 m (Planica 2005)
Com informações da Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário